sexta-feira, 15 de março de 2013

POEMA


* Leia o poema acima e analise o que se pede:
1. Qual a temática do poema?
2. Qual a mensagem percebida através da leitura?
4. A quem provavelmente se destina o poema?
5. Quem provavelmente é o eu-lírico?
6. O que o uso de advérbios negativos tem a ver com a mensagem do poema?
7. Qual a diferença de sentido entre MAIS e MAS?
8. Qual o sentido das palavras JÁ e AINDA?
9. O que o eu-lírico sente quando diz apenas "Sinto...", no penúltimo verso?
10. Por que a sequência "Já te esqueci e jamais usarei a frase..." indica uma soma de ações, enquanto "Sinto, mas tenho que dizer a verdade..." indica uma oposição de ideias

* Agora leia mais uma vez o poema, só que agora é ao contrário, ou seja, do último verso para o primeiro.
1. Que mensagem pode se ter a partir dessa nova leitura?

PERÍODO SIMPLES
1. Qual o tipo de sujeito mais presente no poema? Justifique a sua utilização:
2. Qual o complemento verbal em "Não te amo mais", " ainda te quero", "eu te amo", "Já te esqueci"? O que há em comum  e a quem eles se referem?
3. No poema há um complemento nominal que não apresenta preposição. Onde ele se encontra?
4. Quem completa o verbo "usarei"
5. Identifique um predicado nominal.
6. Em "Você não significa nada', classifique o sujeito, o predicado, o verbo e o complemento.
7. "Alimento" no poema é substantivo ou verbo? O que ele fala a respeito do eu-lírico?
8. Classifique o sujeito de "Nada foi em vão".
9. Em "Estarei mentindo..." temos um predicado verbal ou nominal? Justifique:
10. Localize o complemento nominal de "Sinto dentro de mim...
11. O poema retrata um sentimento profundo do eu-lírico, no entanto, utiliza-se mais de verbos significativos do que de ligação. Por que isso ocorre? Qual a intencionalidade do poeta ao escrevê-lo?



Nenhum comentário:

Postar um comentário