quinta-feira, 14 de março de 2013

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS


Tarefa
Geir Campos
Morder o fruto amargo e não cuspir
mas avisar aos outros quanto é amargo,
cumprir o trato injusto e não falhar
mas avisar aos outros quanto é injusto,
sofrer o esquema falso e não ceder
mas avisar aos outros quanto é falso;
dizer também que são coisas mutáveis...
E quando em muitos a noção pulsar
 — do amargo e injusto e falso por mudar —
então confiar à gente exausta o plano
de um mundo novo e muito mais humano.
Disponível em:

1. No poema, há uma sugestão:  passar ao outro o conhecimento decorrente de experiências penosas.
a. Identifique  e classifique a conjunção que introduz a ideia de se repassar a experiência vivida.
b. Qual o valor semântico assumido por essa conjunção?
2. Observe o verso:
Morder o fruto amargo e não cuspir

a. Qual o valor da conjunção e, nesse contexto?
b. Que efeito de sentido a repetição dessa conjunção proporciona ao texto?
3. Denomina-se paralelismo sintático o encadeamento de funções sintáticas idênticas ou um encadeamento de orações de valores sintáticos iguais. 
Observe os versos abaixo:
Morder o fruto amargo e não cuspir
mas avisar aos outros quanto é amargo,
cumprir o trato injusto e não falhar
mas avisar aos outros quanto é injusto

a. Pode-se dizer que houve paralelismo sintático entre as orações que compõem os versos acima? Por quê?
b. Comente a afirmação abaixo:
Utilizar o recurso do paralelismo sintático possibilita que se crie um equilíbrio de relevância entre as orações, isto é, permite que se crie um processo de ligação por coordenação.
c. Observe o paralelismo criado nos versos:
Não só morder o fruto amargo mas também  avisar aos outros quanto é amargo.
Agora, coordene as orações, substituindo  não só...mas também pela conjunção e.

4. A conjunção mas aparece no início de uma oração, as outras conjunções coordenativas adversativas – porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, podem ocupar diferentes posições em uma oração.
Por exemplo:
...sofrer o esquema falso e não ceder / entretanto avisar aos outros quanto é falso...
...sofrer o esquema falso e não ceder /avisar, entretanto, aos outros quanto é falso...
Reescreva os versos abaixo, mudando a conjunção mas por outras de sentido equivalente (porém, entretanto, no entanto, todavia). Empregue a conjunção de oposição em várias posições na oração a que pertence.

5.  Qual é a tarefa proposta no poema? Você acha que é possível as pessoas cumprirem essa “tarefa”.

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